Saindo de Nazaré, Jesus foi viver em Cafarnaum… para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías… “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. Mateus 4:13-15
Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’?” Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. Lucas 5:27-32
Em Cafarnaum Jesus não encontrou uma multidão de seguidores fiéis. Ele não foi àquela cidade cheia de gentios e soldados Romanos esperando uma onda de reavivamento. Ao contrário, mais tarde Jesus condenou Cafarnaum pela sua falta de fé. Até Sodoma, ele disse, será tratada com menos rigor no dia do julgamento. Jesus começou seu ministério em Cafarnaum e voltou várias vezes para lá. Entretanto, não foi porque o povo de lá era tão espiritual. Jesus começou lá e voltou tantas vezes, justamente porque não o eram. Jesus é assim. Quanto mais você precisa dele, mais ele lhe procura. Não é incrível este amor que ele tem por pecadores – pessoas como eu e você?
Jesus não esperou Levi (Mateus) ir até a sinagoga ou o templo para ouvir uma pregação e responder. Jesus foi até onde Levi estava, na coletoria de impostos, um lugar desprezado pelos homens religiosos do seu dia. Hoje Levi poderia ser o dono de um bar ou de uma banca de revistas pornográficas. Ele seria o homem com quem nenhum pastor gostaria de ser visto. Mas, Jesus o chamou. E como os pescadores (v.11), Levi deixou tudo para trás para seguir Jesus. Tudo.
Você acha que é mais fácil um “pecador” seguir Jesus do que uma pessoa de vida correta, uma boa família e uma renda segura, alguém com muito a perder? No próximo domingo, na reunião da sua igreja, olhe ao seu redor. Quantas dos seus “irmãos” tiveram que deixar tudo para seguir Jesus? Tudo. Talvez não seja mais difícil, mas certamente não é mais fácil para um “pecador” deixar a sua vida, sua renda, seus amigos, talvez até a sua família para seguir Jesus. Pode ser mais difícil do que você imagina.
Talvez este não foi o primeiro contato entre Jesus e Levi. Mas, parece ter sido o primeiro chamado. Será que tem alguém em seu caminho, ou seu alcance que está só faltando um chamado? Pode ser a última pessoa que você chamaria a seguir Jesus. É por isso mesmo que você deve chamá-lo. Jesus o chamaria…
Pai Santo, santo é o que eu não sou. Nunca fui. Mas, o Senhor está me santificando e me transformando por meio de Jesus. Eu não sei como funciona, mas, já vi os frutos. Já notei a mudança em mim mesmo. Estou bem longe ainda, mas, confio em Jesus que ele irá completar esta obra em mim – até aquele dia. Obrigado, Pai, do fundo do meu coração. Em nome de Jesus eu agradeço. Amém.
Que Jesus Cristo, a Luz do Mundo ilumine o seu mundo, e iluminando seu mundo iluminar também o mundo de todos aqueles ao seu redor vivendo nas trevas.
Estas reflexões vieram do nosso devocional diário “Jesus disse…” 365 dias nas palavras de Jesus. Você pode ler e assinar aqui.