Cada semana eu passo pelo menos um dia num dos centros de formação Cristã da Cristolândia. Muitas pessoas chamariam aquele local de centro de recuperação, mas a Cristolândia os vê como muito mais. O alvo é não só recuperação do vício em drogas e álcool, mas a formação de Cristo em cada homem e a sua transformação para uma nova caminhada com Deus.
Nos meus dias na Cristolândia eu passo a manhã com os alunos (homens no processo de transformação) e parte da tarde com os líderes e monitores no centro. Eu os ensino como grupo e também tento ter um tempo individual com alguns durante a visita.
No começo do ano, resolvi compartilhar com os alunos alguns princípios que tenho aprendido sobre descobrir a vontade de Deus. Os cinco princípios são: buscar a vontade de Deus através da Oração (Tiago 1:5-6); na Palavra (Romanos 12:1-2); a orientação do Espírito Santo (Gálatas 5:25); buscar conselhos com Cristãos maduros (Prov. 12:15); e portas abertas(Atos 16:6-7 e Salmo 25:4). Você pode ler mais sobre estes princípios no meu artigo “Como saber a vontade de Deus”.
Graças ao Senhor ao longo dos anos ele tem me dado alguns exemplos poderosos de cada um desses princípios em minha vida. É muito encorajador compartilhar como Deus não somente pode, mas tem uma paixão por compartilhar sua vontade conosco. E ele fará justamente isso se O buscarmos.
Cada semana faço um sorteio e entrego três ou quatro devocionais diários entre os homens no centro. Eles se animam com o sorteio e eu sei que esses devocionais dão uma direção para suas orações e tempo de estudo na Bíblia.
O período normal de estadia no centro é de 12-18 meses. Realmente leva esse tempo todo para um homem desintoxicar da dependência química. Mas, é necessário também dar tempo para o Senhor segurar o coração dele e solidificar a transformação da mente, coração e caráter. A Cristolândia realmente faz um trabalho admirável de ajudar esses alunos a aprenderem a viver com limites, o que a maioria deles nunca conheceu em sua criação. É um processo longo e leva tempo. É realmente a formação de caráter Cristão.
Depois dos primeiros seis meses, eles seguem para a “fase dois”, na qual começam a receber alguma orientação vocacional. Aulas de informática, eletricidade, trabalho com pintura industrial ajudam a prepará-los para a volta à “vida normal”, que é tão importante para sua auto estima e estabilidade social.
Ninguém que entra na Cristolândia é obrigado a permanecer os doze a dezoito meses. Todos são livres para ir embora no dia que quiserem. A dura realidade é que a maioria dos que começam não chegam ao fim. Alguns por não resistirem à tentação e aos vícios. Outros, por acharem que já estão firmes, quando na verdade ainda não estão. É por isso que peço que orem pelo trabalho da Cristolândia e seus dirigentes e obreiros. E orem pelos homens que entram lá, para que possam perseverar até saírem firmes no Senhor.